Política

Jerônimo Rodrigues comemora eleição de Macron na França

Foto: Reprodução / Twitter / @jeronimoba13
Jerônimo afirmou que reeleição de Macron é "vitória da Europa e da democracia"  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução / Twitter / @jeronimoba13

Publicado em 25/04/2022, às 11h27   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Pré-candidato do PT ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues foi o único entre os pré-candidatos baianos, até o momento, a se manifestar sobre a vitória de Emmanuel Macron à presidência da França. Ele obteve 58,2% dos votos contra 41,8% de Marine Le Pen, candidata da extrema direita francesa.

"A vitória de Emmanuel Macron é uma vitória da Europa e da democracia. Em outubro, vamos eleger Lula presidente do Brasil e reerguer o nosso país!", escreveu Jerônimo em sua conta do Twitter.

Macron, de centro-direita, é o quarto mandatário reeleito na Quinta República, como é chamado na França o período após 1958. O feito não era alcançado havia 20 anos, quando Jacques Chirac venceu o pai de Marine, Jean-Marie Le Pen.

Eleito em 2017 como uma lufada de centrismo na polarizada sociedade francesa, Macron continuará como chefe de Estado da sétima maior economia do mundo e a segunda da União Europeia, bloco do qual é um dos países fundadores. Com 67 milhões de pessoas, a França é o maior país da UE em território. É ainda um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, com poder de veto. 

A posse para o novo mandato deve acontecer até o dia 13 de maio.

Leia mais

A disputa foi uma repetição do segundo turno de 2017, mas marcada por uma diferença bem menor entre os dois candidatos. Cinco anos atrás, Macron obteve 20,7 milhões de votos e venceu por 66,1% a 33,9%. Desta vez, o resultado de Le Pen é o melhor da história para um candidato da ultradireita, que tenta chegar ao poder desde 1974, quando seu pai disputou a Presidência pela primeira vez.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp