Política

Jerônimo Rodrigues define abertura de exposição Frans Krajcberg para 2026

Thiago Teixeria/Bnews
Exposição Frans Krajcberg havia sido uma promessa que a 15 anos esperava ser cumprida pelo governo da Bahia  |   Bnews - Divulgação Thiago Teixeria/Bnews

Publicado em 08/12/2025, às 18h29   Thiago Teixeira e Héber Araújo



O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que, em 2026, será aberta uma exposição permanente de obras de Frans Krajcberg no Museu do Recôncavo Wanderley Pinho. A exposição faz parte de um desejo do próprio artista que, em 2009, cedeu suas obras para o governo do Estado exibir.

“Nós temos dialogado com o grupo que média o patrimônio do artista e nós estamos fazendo a última revisão do acervo para que, já no ano que vem, possamos abrir essa exposição”, disse o político.

A abertura da exposição seria o cumprimento de uma promessa feita pelo governo da Bahia, ainda na gestão Jaques Wagner (PT), para que as centenas de obras e fotografias do artista polonês, radicado em Nova Viçosa, fossem exibidas em museus baianos

Ainda em declaração, durante coletiva de imprensa, o governador da Bahia afirmou que as obras podem ser levadas para outras regiões do Brasil, onde deverão também ser exibidas em outros museus brasileiros. “Parte deles estará aqui, e parte dele será levado para outros museus do Braisl” 

Sobre a abertura da exposição permanente no Museu do Recôncavo, Rodrigues evitou dar datas sobre a abertura do espaço, mas afirmou que no ano que vem será feito um novo ato para inaugurar a exposição.

“Não vou dar datas porque obras de arte não é só chegar com um pincel, pintou e resolveu, principalmente obras com a herança do Krajcberg. Mas já já nós vamos dar a data”, concluiu o governador.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)