Política

Jerônimo Rodrigues fala sobre reunião de Werner, critica prefeitura e mantém opinião sobre intervenção: 'Só na educação'

Lula Bonfim/BNews
Jerônimo Rodrigues também depositou confiança nas ações das polícias diante dos casos de violência na Bahia  |   Bnews - Divulgação Lula Bonfim/BNews

Publicado em 20/09/2023, às 20h45   Lula Bonfim e Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues participou nesta quarta-feira (20) da primeira edição da Exposição Constru Nordeste, evento realizad no Auditório Bahia de Todos os Santos, no Centro de Convenções de Salvador. Na ocasião, o petista falou com a imprensa sobre a reunião entre Marcelo Werner, Secretário de Segurança Pública do estado, e deputados estaduais na Alba.

No encontro, secretário pontuou que operações na capital baiana estão intensificadas em algumas localidades, apresentou planos de ação da Secretaria e afirmou que houve uma redução nos crimes violentos neste ano.

Segundo Jerônimo, alguns dos dados apresentados por Werner podem ser de 2022 e só estão sendo divulgados agora. "Isso pode causar um susto, mas o que acontece é que os números de 2023 caíram e estão caindo em relação ao semestre passado no anterior. Nós vamos continuar trabalhando pra isso."

O governador ainda associou diversos crimes que aconteceram nos últimos meses que intensificaram o clima de segurança na Bahia.

"Eu não vou dizer que é que é coincidência porque não se trata de violência com o tema da coincidência. A morte da mãe Bernadete, depois aquele fato triste em Mata de São João, depois aquela tentativa de disputa de facções na Federação. E, por último, o enfrentamento das facções a uma operação conjunta das polícias federal, civil e militar em Valéria, acaba deixando a sensação de insegurança, mas temos a confiança que a Polícia Federal está firme, fazendo operações diárias", disse.

Jerônimo também reforçou o comprometimento do estado em fortalecer o poder das polícias, com uma antecipação da inteligência, além de novos investimentos como equipamentos, automóveis, pelotões e a integração de novos policiais.

"Existem alguns que estão agoniados pra querer fazer uma intervenção. Eu entendo intervenção em outro conceito. A intervenção é aquela que a gente faz às vezes na educação de Salvador. Quando a gente paga a conta de estudante do nível do nível fundamental que deveria ser pago pela prefeitura. Intervenção nós temos que fazer quando a gente bota hospitais, feira de saúde pra atender aquela responsabilidade que deveria ser da prefeitura como atenção básica. Então nós estamos muito firme no que estamos fazendo", afirmou o governador.

"Hoje me reuni com a equipe dos direitos humanos enquanto Werner estava na Alba, e eu espero que, nas próximas semanas, a gente já possa receber da mão da equipe o nosso Pacto Pela Vida, que aí nós vamos chamar a sociedade vamos apresentar a vocês o desenho. Antes de lançar nós vamos dialogar com o TJ, com o Ministério Público, com Defensoria, vamos dialogar com os movimentos sociais, direitos humanos, pra que a gente possa ter uma agenda firme com relação à Segurança Pública, que é mais que polícia", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp