Política
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) formalizou, neste sábado (21), uma parceria internacional para viabilizar a produção de medicamentos contra o câncer pela Bahiafarma. A assinatura ocorreu em Nova Délhi, na Índia, durante agenda oficial ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
O acordo envolve cooperação com as empresas Biocon, Dr. Reddy’s e Bionovis e prevê transferência de tecnologia para fabricação local de quatro medicamentos biotecnológicos usados no tratamento contra o câncer. A iniciativa busca fortalecer a produção nacional, reduzir a dependência externa e ampliar o acesso da população a terapias de ponta pelo SUS, especialmente na área de oncologia.
De acordo com Jerônimo Rodrigues, a medida representa um marco para o desenvolvimento científico e econômico do estado.
"Participei das assinaturas com as empresas que vão financiar, apoiar e investir na produção de medicamentos em parceria com a Bahiafarma. É um momento muito importante para a Bahia. Esse espaço é uma oportunidade também de apresentar o nosso potencial para que empresários indianos possam investir no estado baiano", disse o governador.
A missão integra o esforço de reindustrialização da saúde no Brasil, com foco em inovação, autonomia produtiva e fortalecimento do sistema público.
De acordo com a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, a parceria alia tecnologia e política pública para reduzir dependências externas.
“Produzir mais no país, ampliar o acesso à inovação e fortalecer o SUS é resultado de planejamento, parceria institucional e compromisso com uma saúde pública mais tecnológica e acessível para todos”, afirmou a secretária.
De acordo com a diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, entre os acordos firmados, “temos a transferência de tecnologia de um medicamento para o câncer de mama, e um protocolo para o Nivolumab, que é um medicamento também para diversos tipos de câncer, entre eles mieloma e câncer de pulmão", explicou.
A cerimônia de formalização para a produção dos medicamentos aconteceu durante um encontro empresarial que reuniu autoridades e lideranças econômicas dos dois países, com articulação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O presidente da instituição, Jorge Viana, ressaltou que os acordos ampliam as possibilidades de investimento estrangeiro no estado.
"O governador Jerônimo está assinando acordos e viabilizando investimentos da Índia na Bahia e isso é muito importante. Agora, as possibilidades são grandes para diferentes setores da economia brasileira, em especial da Bahia", disse.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Imperdível
Smartwatch barato
Limpeza inteligente
copa chegando