Política

Jerônimo Rodrigues intensifica ações por obra da ponte Salvador-Itaparica

Reprodução
O governador pressiona para que as obras sejam executadas o mais rápido possível  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 16/04/2024, às 10h39   Rebeca Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) revelou na segunda-feira (15) que teve uma reunião com o embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao, para discutir o progresso da construção da ponte Salvador-Itaparica.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

De acordo com Jerônimo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a escrever uma carta ao presidente chinês, Xi Jinping, solicitando garantias sobre a construção da ponte.

"Estamos em constante diálogo com a Embaixada da China no Brasil. Na quinta-feira passada, eu me encontrei com o embaixador para acompanhar as ações, já que foi uma agenda acordada entre Lula e Xi Jinping. Posteriormente, Lula escreveu uma carta para o presidente da China, assegurando que o consórcio será capaz de cumprir", relatou Jerônimo.

O governador também afirmou que a expectativa é que o processo de sondagem em águas rasas seja concluído até o final de abril, com o consórcio iniciando os trabalhos em águas profundas.

"A partir desse ponto, o projeto executivo começará a ser delineado. Estou torcendo para que o consórcio cumpra todas as obrigações estipuladas no contrato. Estamos fazendo a nossa parte. Estou sendo bastante rigoroso nessa relação", disse Jerônimo em relação às reclamações do consórcio sobre o aumento dos custos da obra.

"É claro que houve a pandemia, houve um aumento nos preços, tivemos que equalizar os valores, as taxas de juros subiram após a pandemia. Mas entendo que temos um contrato assinado que precisa ser cumprido. Estamos aguardando e estou acompanhando de perto", acrescentou o governador.

Jerônimo tem utilizado a relação entre os governos brasileiro e chinês para pressionar as empresas chinesas que compõem o consórcio responsável pela ponte a garantir que a obra seja executada o mais rápido possível.

"Haverá a reunião do G20 em outubro, e o presidente da China visitará o Brasil. Portanto, estamos destacando que será muito desfavorável se os dois líderes, Lula e Xi Jinping, se encontrarem e os projetos não estiverem progredindo conforme o planejado", concluiu o governador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp