Política

Jerônimo Rodrigues atualiza trâmites da Ponte Salvador-Itaparica; saiba mais

Joilson César / BNews
De acordo com Jerônimo Rodrigues, o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, está ajudando nos trâmites  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) atualizou, em conversa com a imprensa, na manhã desta segunda-feira (16), durante a abertura da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, os trâmites da Ponte Salvador-Itaparica. De acordo com o gestor, o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, está ajudando.

Eu estive no evento da BYD e estava aqui conosco o embaixador da China no Brasil. Ele tem ajudado bastante a gente a conversar com as empresas para que a gente possa antecipar. Tem uma parte que é burocrática mesmo. O consórcio tem receio de que não é mais na obra da ponte, é na gestão posterior da ponte. Eles temem que o fluxo de carros não chegue ao ponto de pagar a conta da gestão da ponte”.

Jerônimo pontuou que a ponte vai ser construída e gerenciada pelo mesmo consórcio durante 30 anos. “Eles estão preocupados com isso e tem aí uma junta de profissionais que julga esse processo porque, às vezes, a posição do Estado é uma, a da empresa é outra. E quem julga sobre isso? [Por isso] tem uma comissão”, pontuou.

Essa comissão é que está justamente nos últimos detalhes. Nós já caminhamos junto com isso, com o projeto de sondagem. Já está na China, na empresa. Eles modificaram os equipamentos, eles acham que podem colocar equipamentos que são mais eficientes no custo e na rapidez”.

O petista espera ter uma resposta do consórcio nessa ou na próxima semana. “Nós já temos condições de ter o parecer: o valor é esse e a gente inicia. A sondagem é que vai determinar a quantidade de pilares, a profundidade, dos pilares, qual é o custo definitivo. Se estiver dentro do padrão, é um valor, mas se tiver alguma coisa normal, é possível que se aumente o valor da ponte”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp