Política

Jerônimo Rodrigues se manifesta após morte de líder quilombola; saiba mais

Joilson Cézar / BNews
Governador da Bahia lamentou o assassinato de Mãe Bernadete e determinou investigação firme da Polícia Militar e da Polícia Civil  |   Bnews - Divulgação Joilson Cézar / BNews
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 18/08/2023, às 06h48 - Atualizado às 07h22


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) usou as redes sociais para se posicionar sobre a morte de Maria Bernadete Pacífico, líder quilombola e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho, cidade que fica na Região Metropolitana de Salvador.

A líder foi assassinada na noite desta quinta-feira (17) no Quilombo Pitanga dos Palmares. Segundo informações de testemunhas, os criminosos teriam entrado no quilombo, feito familiares reféns e executado Bernadete a tiros. Vale lembrar que ela era mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, mais conhecido como Binho do Quilombo, assassinado há quase seis anos, no dia 19 de setembro de 2017.

Jerônimo se manifestou nas redes sociais, lamentou toda a situação e reafirmou que irá agir para a melhor investigação do caso. "Recebi com pesar e indignação a notícia do falecimento de Mãe Bernadete, uma amiga e grande liderança quilombola da Bahia. Determinei que as Polícias Militar e Civil desloquem-se de imediato ao local e que sejam firmes na investigação", declarou o governador.

O chefe do executivo estadual baiano ainda afirmou que alguns de seus secretários vão contribuir com o caso. "Os secretários Felipe, Ângela, Marcelo e Fabya estão empenhados no acompanhamento do caso e no apoio necessário à família e à comunidade", informou Jerônimo, antes de concluir dizendo que seguirá comprometido nas apurações que envolver o assassinato de Mãe Bernadete.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) também se manifestou sobre o caso, repudiou o assassinato da líder quilombola e afirmou que as investigações já copmeçaram.

"A Secretaria da Segurança Pública repudia o homicídio da liderança quilombola Bernadete Pacífico, se solidariza à família e informa que as polícias Militar, Civil e Técnica, após tomarem conhecimento do fato, iniciaram de imediato as diligências e a perícia no local para identificar os autores do crime. Informações preliminares indicam que dois homens, usando capacetes, entraram no imóvel da vítima, na cidade de Simões Filho, e efetuaram disparos com arma de fogo. Detalhes sobre a dupla de homicidas podem ser enviados, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP)", diz a nota.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (17):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp