Política

Prefeito de Mata de São João fala sobre reforma tributária: "É muito positiva para o Brasil"

Gilberto Júnior/Arquivo BNews
"Tenho dúvidas como empresário, como político? Tenho várias!" disse Gualberto  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/Arquivo BNews

FacebookTwitterWhatsApp

Se tem um assunto que parece ter unido a direita e esquerda do Brasil é a reforma tributária, não pela quantidade relevante de parlamentares que votaram a favor, mas também pelo que outros políticos têm comentado. Esse é o caso de João Guarlberto, prefeito da cidade de Mata de São João, que é do PSDB, partido que faz oposição ao governo Lula.

“Vai melhorar? Claro que vai! Tenho dúvidas como empresário, como político? Tenho várias! Mas essa reforma se discute há muito tempo. Tiveram algumas mudanças de última hora que me preocupa um pouco, espero que isso seja revisado no Senado. Mas não tenho dúvida que o saldo é muito positivo. Alguns analistas falam que vai aumentar os impostos, que terá uma carga tributária maior ao final, mas isso vai ajustar. A gente não pode ficar fora da realidade! Seria prematuro fazer qualquer juízo de valor, mas fazendo um juízo como um todo, é muito positivo para o Brasil”, declarou o prefeito, que participou da abertura da Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores (SuperBahia), na nesta terça-feira (11).

Questionado sobre a gestão do Governo Federal, Gualberto disse ser “muito cedo para analisar” e acabou fazendo uma análise econômica para descrever isso. “A gente veio de um governo muito complicado. Tivemos os quatro anos anteriores com metade de temer, metade de Dilma, então são oito anos muito ruins: Uma recessão, logo após veio a pandemia, depois guerra da Ucrânia- que prejudicou o mundo como um todo. Eu acho que a gente vai passar um momento melhor agora”, disse o empresário.

O otimismo de Gualberto vai além da gestão petista e está relacionado as produções brasileiras. Segundo ele, além da questão econômica, que deve ser analisada a nível mundial, o Brasil, independente do presidente, é maior do que tudo. É um país pujante, com uma economia sólida, diversificada, com minerais e agricultura muito forte. Hoje estamos vendo países que nunca tiveram tanta inflação, como Estados Unidos e França, com a inflação maior do que a do Brasil, no mundo tá complicado isso daí, mas eu acho que na parte econômica, o brasil tende a crescer nos próximos anos.

Mas quando o assunto é política, Gualberto acaba tendo ressalvas e cita o que ele chama de censura como exemplo disso. “A cassação de deputados, a censura da imprensa, começa-se a falar de censurar a própria Jovem Pan, e isso é muito ruim para a democracia. Isso não deixa de trazer uma preocupação, por exemplo: o Banco Central está fazendo um trabalho belíssimo! Se estamos com uma inflação mais baixa do que a dos Estados Unidos é em função do trabalho do Banco Central, nem todo mundo sabe disso, mas eu acho que o presidente sabe, por outro lado, talvez para ter ganho político, fica colocando a culpa no presidente do Banco Central, porque foi colocado por outro presidente, por Bolsonaro. Isso me preocupa também”, analisou Gualberto, antes de finalizar afirmando que o “Brasil tendo a acertar, tende a melhorar, porque o Brasil é mais forte do que qualquer partido, qualquer presidente”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp