Política

João Leão foi traído por Rui Costa em 2022? Niltinho abre o jogo sobre polêmica; veja vídeo

Reprodução/YouTube
Líder do PP na ALBA, Niltinho ainda revelou se João Leão se arrependeu da decisão de deixar a base de apoio ao PT  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 01/04/2023, às 05h30   Yuri Abreu



A vitória de Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições ao Governo da Bahia, sobre ACM Neto (União), foi um dos pontos altos daquele período eleitoral que terminou em outubro de 2022, mas começou bem antes, quando da pré-campanha.

Nesta fase, o que chamou a atenção, além da escolha de Geraldo Júnior (MDB) como vice na chapa encabeçada pelo petista, também uma decisão, por parte do então vice-governador da Bahia, João Leão (PP), que decidiu deixar a base de apoio ao PT, rompendo politicamente com Rui Costa, e passar a apoiar o grupo liderado por Neto.

A medida teria sido tomada por que o agora ministro da Casa Civil do governo Lula (PT) não cumpriu uma promessa que teria sido feita ao "Bonitão": o de deixar o de deixar o Palácio de Ondina para que o pepista tivesse, por pelo menos nove meses, o gostinho de ser governador da Bahia. A suposta negativa teria sido vista por Leão como uma traição de Rui.

No entanto, não é o que pensa o deputado federal Niltinho (PP), líder do partido na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em entrevista ao programa Fato & Opinião, da BNews TV, na última quinta-feira (30), ele disse que Rui não teria como, impor, por exemplo, que o senador Otto Alencar (PSD) abrisse mão da renovação do mandato para tentar se eleger governador (veja vídeo abaixo).

Dentro deste arranjo, tal como especulado pelo parlamentar, seria sim possível que Leão governasse a Bahia. "Não tem essa imposição. Otto Alencar tem uma história. É um dos políticos de maior relevância no estado da Bahia (...) Nessa relação, ele tinha preferência de escolha (...) Assim não tinha outro campo o qual Rui pudesse participar do processo político. E não caberia ao governador Rui Costa sair do mandato para não ser nada (...) Qual o governador desse país que vai abandonar o mandato para 'atender o capricho' do vice. O próprio Leão não esperaria isso", afirmou Niltinho.

Arrependimento?

Ainda na entrevista, Niltinho foi questionado se João Leão teria se arrependido da decisão de deixar a base petista na Bahia. Para o líder da sigla na ALBA, o agora deputado federal nunca teve o desejo do rompimento (confira momento da fala no vídeo abaixo).

"Ele foi motivado pelo momento, pela situação, pela expectativa, por se magoar (...) essa ruptura, naquele momento (...) se criou uma expectativa em [João] Leão. No momento em que vc chega, para um vice-governador e diz: 'se prepara que você vai ficar nove meses', na cabeça dele 'tá lá', vou governar por nove meses, vou ter oportunidade de fazer pela minha região aquilo que eu nunca fiz. Infelizmente, quando se tirou isso dele, eu acho que acabou sendo uma decisão impensada", disse Niltinho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp