Política

Joias Sauditas: PF intima Bolsonaro e tenente-coronel a depor em inquérito

Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Bolsonaro deve retornar ao Brasil na quinta-feira (30)  |   Bnews - Divulgação Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Publicado em 29/03/2023, às 15h42 - Atualizado às 15h50   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) intimou nesta quarta-feira (29) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu antigo ajudante de ordens na Presidência, o tenente-coronel Mauro Cid. Os dois terão de depor no caso das joias recebidas pelo então presidente como forma de presente do governo da Árabia Saudita.

Bolsonaro deve retornar ao Brasil na quinta-feira (30). Ele será conduzido pela Polícia Federal no aeroporto após chegada ao país. Também foi convocado Marcelo Camara, que faz a segurança de Bolsonaro. 

O governo do então presidente Jair Bolsonaro tentou trazer ao Brasil, em 2021, de forma irregular, joias com diamantes avaliadas em R$ 16,5 milhões.

O pacote foi retido pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, quando a comitiva do ministro de Minas e Energia,  Bento Albuquerque, desembarcou no Brasil.

O segundo estava em posse de Bolsonaro e foi entregue por sua defesa na semana passada, depois de determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Nesta semana, o jornal O Estado de S. Paulo revelou a existência de um terceiro pacote de joias, que teria sido entregue à comitiva de Bolsonaro durante uma viagem ao Catar e à Arábia Saudita, em outubro de 2019. As joias estão em uma fazenda do ex-piloto Nelson Piquet, em Brasília.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp