Política

JOVEM PAN: Saiba quanto a emissora deixou de receber após campanha de desmonetização; valores surpreendem

Foto: Divulgação/Jovem Pan
E-mails de executivos da Jovem Pan revelam parte de valores que a emissora deixou de receber  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação/Jovem Pan

Publicado em 13/02/2023, às 09h37 - Atualizado às 10h09   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A campanha iniciada pelo Sleep Giants Brasil para desmonetizar a Jovem Pan após a divulgação de notícias falsas sobre as urnas eletrônicas e veiculação de discursos de ódio trouxe sérios prejuízos para o Grupo.

O The Intercept Brasil divulgou uma troca de e-mails entre executivos, datada de janeiro deste ano, mostrando a insatisfação dos gestores com a perda de receita em anúncios publicitários.

Ao todo, foram mais de R$800 mil em perda de receitas. A Toyota Brasil, por exemplo, deixou de veicular R$109.113,28 em anúncios após a supervisora de mídia da empresa pedir suspensão imediata das propagandas que estavam contratadas junto à Jovem Pan.

Outra montadora que cancelou as publicidades na Jovem Pan foi a Caoa Cherry. Menos R$ 728.634,00 para os cofres. Ao todo, a perda dos dois contratos soma R$ 837.747,28, em um único mês.

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar a conduta da rede Jovem Pan na disseminação de conteúdos desinformativos a respeito do funcionamento das instituições brasileiras e com potencial para incitar atos antidemocráticos. O foco da investigação será a veiculação de notícias falsas e comentários abusivos pela emissora, sobretudo contra os Poderes constituídos e a organização dos processos democráticos do país.

O órgão realizou levantamento ao longo dos últimos meses e detectou que a Jovem Pan, a princípio, tem veiculado sistematicamente fake news e discursos que atentam contra a ordem institucional, em um período que coincide com a escalada de movimentos golpistas e violentos em todo o país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp