Política

Janja processa a Jovem Pan e comentarista por fala sobre maconha

Reprodução/Instagram
A comentarista Pietra Bertolazzi foi alvo do processo feito pela primeira-dama, que pede R$ 50 mil por danos morais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 27/01/2023, às 17h51   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

A primeira-dama da República Rosângela da Silva, a Janja, processou a influenciadora digital e comentarista da rádio Jovem Pan Pietra Bertolazzi, após ela afirmar que o presidente Lula usava drogas ilícitas e é apoiador de "artistas maconhistas". 

A emissora também é alvo da ação denunciada por Janja, que pede o valor de R$ 50 mil por danos morais. O processo, segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, foi distribuído na última segunda-feira (23), e corre na 1ª Vara Cível do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). 

A ação é conduzida apenas por mulheres, como Valeska Teixeira Zanin Martins, que defendeu Lula em processos da Lava Jato. 

"O que busca a autora [Janja] não é mitigar o direito fundamental da liberdade de expressão das rés [Pietra e Jovem Pan]; busca, em verdade, fazer cessar as mencionadas ofensas e se ver reparada por todo o abalo causado a sua honra e a sua imagem, em decorrência do exercício da liberdade de expressão das Rés em detrimento dos seus direitos da personalidade". 

Cassio Pereira Brisola, juiz que está a cargo da ação, deu o prazo de 15 dias para que Pietra e a emissora apresentem a defesa. Caso a defesa não seja apresentada dentro do prazo estipulado, a denúncia de Janja será presumida como verdadeira. 

As advogadas da primeira-dama também pedem que: a Jovem Pan e Pietra se retratem publicamente e publiquem em suas redes sociais a sentença, caso haja condenação; que seja determinada a retirada do vídeo publicado nas plataformas da emissora; que paguem as custas processuais e despesas com advogados de 20% sobre o valor atualizado da causa.

O comentário em questão foi feito por Pietra em setembro de 2022, durante o período eleitoral. Além disso, a comentarista ainda comparou Janja com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, se referindo à esposa de Bolsonaro como uma mulher "elegante, educada, que fala de Deus" e que, por isso, representa uma  "ameaça para a esquerda".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp