Política

Juiz afasta vereadora da Presidência da Câmara de Ibirapitanga; saiba motivo

Divulgação
O juiz Carlos Eduardo Camillo afastou liminarmente a vereadora Marlene Sena Santos da presidência da Câmara de Ibirapitanga  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/03/2024, às 18h20   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O juiz Carlos Eduardo da Silva Camillo, da Comarca de Ubatã, afastou liminarmente a vereadora Marlene Sena Santos do cargo de presidente da Câmara Municipal de Ibirapitanga. A decisão é baseada em uma ação cautelar movida pelo Ministério Público do Estado da Bahia e pelos Vereadores da Câmara; a edil é acusada de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito.

De acordo com o Ministério Público, há indícios que Marlene Sena cometeu enriquecimento ilícito e causou prejuízo ao erário; o órgão ministerial também pediu o afastamento da vereador do cargo eletivo, mas o juiz Carlos Camillo apenas a afastou da presidência da Mesa Diretora. O Ministério Público entende que Marlene Sena Santos realizou sobrepreço e e superfaturamento em contratos da Câmara Municipal de Ibirapitanga.

Com a determinação do juiz Carlos Eduardo da Silva Camillo, Marlene Sena Santos ficará afastada do cargo de Presidente da Câmara de Vereadores de Ibirapitanga. Seguindo a Lei Orgânica do Município, o vereador Everaldo dos Gatos, do DEM e vice-presidente, assumirá a presidência da Casa Legislativa. O descumprimento da decisão implicará multa de RS 50 mil.

Com o desenrolar do processo, outras informações sugiram. Até o momento, o processo, que possui mais de mil folhas, tem como alvo também o vereador Hebert de Dore. De acordo com o Ministério Público, há suspeitas de que a empresa Aljava, que presta serviços para a Câmara de Vereadores, seja de fachada e que os sócios sejam familiares ligados ao Vereador Hebert (PSD). Além dessa empresa, outras também estão sob suspeita de fraude.

O BNEWS tentou entrar em contato com a Câmara Municipal de Ibirapitanga, mas não conseguiu retorno até a publicação dessa matéria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp