Política

Justiça decreta falência de deputado polêmico; saiba quem

Valter Campanato/Agência Brasil
AsO deputado recentemente fez duras críticas ao ministro da economia, Paulo Guedes  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 15/12/2022, às 15h02   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça de São Paulo decretou a falência do deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP). A decisão, tomada pelo juiz Carlos Aiba Aguemi, atendeu um pedido do próprio Frota. 

Após disputar uma eleição para deputado estadual em 2022 para São Paulo e perder, o ator afirmou à Justiça que está em estado de insolvência, que é quando o indivíduo declara judicialmente que suas dívidas são maiores do que seu patrimônio. As dívidas de Frota são de aproximadamente R$1,4 milhão em razão de diversas condenações judiciais. 

"Pressionado psicológica e materialmente, [Frota] não encontra outra saída senão entrar com a presente ação [de pedido de falência]", afirmou à Justiça o advogado responsável pela defesa do deputado, Rogério Lopes. 

Na sentença, o juiz afirma que a situação de insolvência de Frota é evidente. Após a falência ser declarada, o devedor perde o direito de administrar os próprios bens, que agora serão geridos pelo maior credor. No caso do deputado, o administrador de tais bens será o Banco Econômico S/A. 

O deputado recentemente fez duras críticas ao ministro da economia, Paulo Guedes, após Tarcísio de Freitas, eleito governador de São Paulo em 2022, convidar o economista para ser um secretário no estado. “Um dos piores ministros da Economia e bolsonarista até a alma foi convidado para cuidar do Estado de São Paulo. Tarcísio faz convite ao fracassado Paulo Guedes para ser secretário em São Paulo”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp