Política

Justiça derruba prisão preventiva de Sérgio Cabral

Reprodução/Agência Brasil
Segunda Turma do STF formou maioria para derrubar prisão de Cabral  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Agência Brasil

Publicado em 16/12/2022, às 22h51   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça derrubou, nesta sexta-feira (16), a prisão do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. A decisão foi tomada pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que formou maioria a favor do fim da prisão preventiva do ex-gestor estadual. Vale lembrar que Cabral é o único grande político que chegou a passar por um presídio devido à denúncia da Operação Lava Jato.

No momento, Cabral se encontra no Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar, na cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com a decisão judicial, após seis anos em regime fechado, o ex-governador deve passar a cumprir prisão domiciliar.

O Edson Fachin, relator do caso que envolve Cabral, em junho deste ano, já havia votado a favor da manutenção da prisão da prisão do ex-gestor. Há dois meses, o ministro Ricardo Lewandowski também chegou a conceder seu voto a favor do fim da prisão do político.

Paralisado desde outubro após pedido de vista de André Mendonça, o julgamento teve, ainda, o voto do magistrado neste mês de dezembro, que afirmou que a manutenção da prisão não é razoável. “Ante o longo período decorrido desde o decreto de prisão e a significativa mudança das circunstâncias de fato, nota-se a insubsistência dos fundamentos que justificaram a custódia”, declarou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp