Justiça

Líder da bancada baiana fala em criar TRF da Bahia, após aprovação de Tribunal em Minas

Divulgação
Segundo o deputado, alguns colegas de Câmara sugeriram que a bancada votasse contra a criação do Tribunal em Minas, mas ele orientou para se posicionar de forma favorável  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/08/2020, às 20h14   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Marcelo Nilo (PSB), líder da bancada baiana na Câmara, afirmou que vai se dedicar a criação do Tribunal Regional Federal (TRF) com sede na Bahia, após a Casa aprovar nesta quarta-feira (26) a criação em Minas Gerais, projeto do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

"Vamos lutar agora pela Bahia. A bancada da Bahia, unânime, quer criação do TRF da Bahia. Como Minas é um estado maior, o presidente do STJ [João Otávio de Noronha] é mineiro, ele fez apelo de aprovar agora o de Minas e deixar Bahia pra próxima", disse Nilo, em entrevista ao BNews.

Segundo o deputado, alguns colegas de Câmara sugeriram que a bancada votasse contra a criação do Tribunal em Minas, mas ele orientou para se posicionar de forma favorável. "Se derrotase Minas, não criaria Bahia. Preferimos decidir pela aprovação de Minas no sentido de ajudar a criação do da Bahia", completou.

A criação de um novo Tribunal para o estado é demanda cobrada há anos pela categoria, principalmente por meio da Associação dos Juízes Federais da Bahia (Ajufba). Em 2013, Uma emenda constitucional foi aprovada, para criação de quatro novos Tribunais Regionais Federais, entre eles o da 8ª Região, com sede em Salvador, mas uma liminar do então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, suspendeu os efeitos da emenda.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp