Justiça

Ex-presidente da França é condenado a três anos de prisão

Reprodução / Instagram
Nicolas Sarkozy foi sentenciado por corrupção e tráfico de influência   |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 01/03/2021, às 10h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta segunda-feira (1º), o ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi condenado a três anos de prisão e se tornou o primeiro ocupante do Palácio do Eliseu a ser setenciado à prisão. Ele ainda pode recorrer da setença, que tem dois dos três anos isentos de cumprimento, e o terceiro ano da condenação pode ser convertido em prisão domiciliar ou vigilância com o uso de tornozeleira eletrônica.

Sarkozy foi condenado por corrupção e tráfico de influência, após um caso de suborno a um juiz em troca de informação privilegiada sobre uma investigação da sua campanha presidencial. O tribunal também condenou o advogado do ex-presidente, Thierry Herzog, a uma sentença semelhante e o impediu de exercer a advocacia por cinco anos. O magistrado Gilbert Azibert também foi condenado.

Segundo informações divulgadas pelo G1, a investigação começou após conversas telefônicas obtidas pela polícia em 2014, entre Sarkozy e seu advogado, revelarem o contato com Azibert, então membro do Supremo Tribunal, para obter informações em um processo contra o ex-presidente.

A sentença aponta que o caso tem "gravidade particular" em razão de ter sido cometido por um ex-presidente, que "usou seu cargo e seus relacionamentos" para "seu interesse pessoal". Sobre Azibert, a condenação diz que o magistrado "desacreditou uma profissão cuja função é básica na democracia".

A condenação histórica de Sarkozy ocorre duas semanas antes a abertura de um outro processo contra o ex-presidente, o das supostas irregularidades no financiamento de sua campanha para a eleição presidencial de 2012.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp