Justiça

Braga Netto, PGR e ministros do STF trocam diversos telefonemas diante de tensão sobre o 7 de setembro

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
As convocações para a data aumentaram após a deflagração da operação da PF  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Publicado em 22/08/2021, às 11h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O 7 de setembro, quando é comemorado o Dia da Independência do Brasil, virou motivo de preocupação para autoridades de Brasília após a operação da Polícia Federal que mirou o cantor Sérgio Reis, o caminhoneiro Zé Trovão e outros oito alvos

Horas depois de a operação ser deflagrada, ainda na tarde de sexta-feira (20), o ministro da Defesa, Braga Netto, telefonou duas vezes para membros da cúpula da Procuradoria-Geral da República (PGR) para falar sobre suas inquietações. 

O general também conversou com integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre como garantir que o Dia da Independência do Brasil ocorra dentro da normalidade. As convocações para a data aumentaram após a deflagração da operação.

De acordo com a colunista Bela Megale, de O Globo, ligações também foram feitas entre os ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e a PGR, além de integrantes do governo. Moraes foi quem acatou o pedido da Procuradoria para realizar buscas em endereços de organizadores de manifestações antidemocráticas para o dia 7 de setembro.

As autoridades pretendem garantir o mínimo de estabilidade, mesmo com o presidente Jair Bolsonaro incitando o contrário. Na sexta, ele apresentou o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes sob o argumento que o ministro extrapolou os limites da Constituição.

Leia também:

Governadores farão ato em defesa da democracia e do STF na segunda, diz Doria

Cantor Sérgio Reis pede desculpas ao STF e diz que errou: “estão querendo acabar comigo como se eu fosse bandido”

STF repudia pedido de impeachment de Moraes feito por Bolsonaro

Bolsonaro diz que André Mendonça cumprirá 'missão' de orar no STF: " Deus se fará mais presente naquela instituição"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp