Justiça

Líder da oposição diz que acionará MPF contra Bolsonaro por agressões a jornalistas

Leopoldo Silva/Agência Senado
"Não é aceitável aos democratas ficar somente em notas de repúdio ou de solidariedade", escreveu o senador Randolfe Rodrigues (Rede), em suas redes sociais, nesta segunda-feira (1º)  |   Bnews - Divulgação Leopoldo Silva/Agência Senado

Publicado em 01/11/2021, às 10h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Randolfe Rodrigues (Rede), líder da oposição no Senado Federal, anunciou em suas redes sociais que acionará o Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão tome providências contra as agressões realizadas no último domingo (31) contra jornalistas que acompanhavam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante passeio em Roma.

"Ainda amanhã representaremos ao Ministério Público Federal para que ajuíze uma ação civil pública por dano moral coletivo por ameaça à liberdade de imprensa, além de solicitar a cobrança de multa contra o Presidente da República", informou por meio de seu perfil no Twitter no início desta segunda-feira (1º).

Ele também prometeu protocolar no STF, através do seu partido, uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) como objetivo de "obrigar o Palácio do Planalto a adotar todos os meios para assegurar a integridade dos jornalistas durante a cobertura de todos os atos do Presidente”.

O terceiro passeio de Bolsonaro pelas ruas da cidade europeia onde acontece o encontro da cúpula do G20 foi marcado pela violência a jornalistas da Rede Globo, jornal Folha de São Paulo e portal UOL. Seguranças brasileiros e italianos empurraram os profissionais, e um deles levou um soco, enquanto outro teve o celular tomado. O presidente hostilizou os membros da imprensa verbalmente.

Outros políticos, além do vice-presidente da CPI da Pandemia, também repudiaram o caso. Randolfe opinou que as agressões foram “inaceitáveis”, e “passaram de todos os limites”. “Não é aceitável aos democratas ficar somente em notas de repúdio ou de solidariedade", escreveu.

Leia Também

Trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar auxílio emergencial

Mercado piora projeções de inflação para este ano e do PIB de 2022, aponta boletim do BC

Presidentes do G20 apoiam taxação global de 15% para grandes empresas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp