Política

Kleber Rosa faz solicitação ao IBGE após polêmica racial; saiba detalhes

Kleber Rosa faz solicitação polêmica ao IBGE
Kleber Rosa faz solicitação ao IBGE que envolve polêmica racial  |   Bnews - Divulgação Kleber Rosa faz solicitação polêmica ao IBGE

Publicado em 20/11/2022, às 14h26   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O cientista social e ex-candidato ao Governo da Bahia, Kleber Rosa (PSOL), participou da caminhada da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) em Salvador, na manhã deste domingo (20), Dia da Consciência Negra. Na ocasião ele fez uma solicitação ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após uma polêmica que envolveu as eleições deste ano.

O psolista também reforçou a importância da luta dos movimentos negros na busca por reparação histórica e inclusão social.

Diante da luta, Kleber Rosa defendeu a necessidade do IBGE reavaliar a metodologia de pesquisa e trabalhar apenas com quatro categorias identitárias: negro, branco, indígena, e amarelo, para pessoas de descendência asiática. Ele disse que o IBGE com a terminologia “pardo" abre brecha para "oportunistas" que acabam prejudicando as pessoas que, de fato, são negras e precisam acessar as políticas públicas.

“Essa questão da denominação de preto ou pardo sempre foi um problema, e tem sido muito usada para burlar as políticas de cotas em todos os espaços, seja nos concursos públicos, seja  nos vestibulares e, agora, mais recentemente, isso está muito presente  nos processos eleitorais com candidatos que são brancos mas que se apresentam ao TSE como "pardos" para terem acesso maior ao fundo partidário", disse o psolista.

Na Bahia, o pleito ao governo foi marcado por debates como a autodeclaração como "pardo" do ex-candidato do União Brasil, ACM Neto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp