Eventos / Lavagem do Bonfim

Bonfim: "proibição" de som na Festa de Iemanjá foi acertada com a PM, argumenta Fernando Guerreiro

Vagner Souza / BNews
O assunto virou polêmica após determinação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) na última semana   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 17/01/2019, às 08h14   Henrique Brinco e Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

A determinação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que proíbe qualquer tipo de som externo durante a Festa de Iemanjá ainda está dando o que falar. Durante a principal manifestação cultural da Bahia, a Lavagem do Bonfim, o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, argumentou em relação à "proibição".

"Tem uma grande confusão aí. Na verdade, não proibiu música. Todas as manifestações populares vão ser mantidas. A única coisa é que um acerto nosso com a associação de moradores e a Polícia Militar, eles pediram que os bares não coloquem caixas para fora porque isso está gerando um tumulto muito grande e impede a passagem das pessoas", explicou.

Prefeitura de Salvador proíbe som na Festa de Iemanjá e revolta produtores e donos de estabelecimentos

O produtor ainda destaca que serão realizadas festas em diversos estabelecimentos do Rio Vermelho. "As  manifestações populares em todas as barracas, inclusive, algumas festas vão acontecer normalmente desde quando liberadas", afirmou.

Questionado sobre a realização de uma grande festa privada durante os festejos, Guerreiro garantiu que o alvo da determinação não é o som e sim o acúmulo de pessoas que impede o fluxo no local. "O som da festa vai para rua, mas existe um espaço para as pessoas lá dentro. O problema e que a Polícia Militar argumenta, pois é bom colocar claramente que foi um coisa feita em comum acordo com a polícia, principalmente com a polícia. A festa privada você tem gente lá dentro, não interfere do lado de fora. Essa é a questão, não é o barulho do som. A questão é a quantidade de pessoas do lado de fora que impede o fluxo", argumentou.

Programação Fundação Gregório de Mattos
Em meio aos festejos do Bonfim, o presidente aproveitou para divulgar alguns projetos da Fundação, o que inclui artistas como Mariene de Castro e Regina Casé.

"Estamos aí com a "Diversão de Verão" que é uma programação envolvendo os espaços da fundação e tem como destaque a volta de Mariene de Castro ao Espaço da Barroquinha, dia 26. Ela vai fazer quatro sábados como ensaio dela de Carnaval, e Regina Casé que volta aos palcos depois de 25 anos, agora quarta-feira, lá na Barroquinha".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp