Política

Líder do governo na Câmara revela que Lula não interferiu em cassação de Dallagnol

Gustavo Bezerra / PT
Dallagnol teve o registro de candidatura indeferido pelo TSE  |   Bnews - Divulgação Gustavo Bezerra / PT

Publicado em 23/05/2023, às 14h40   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), revelou, em entrevista ao UOL, nesta terça-feira (23), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não interferiu no processo de cassação do registro de candidatura de Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

Quem foi tão perseguido como Lula, quem recebeu tanta carga de injustiça que foi feita contra Lula, inclusive por ele [Deltan], não pode acusar o Lula de nenhuma atitude que possa ter levado o Tribunal a decidir isso. O Lula não tem interferência nenhuma nisso”, disse Guimarães.

O deputado disse ainda que se surpreendeu com a rapidez que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou o registro da candidatura.

Aprendi uma coisa com minha mãe, que tem 98 anos. Aqui se faz, aqui se paga. Os erros que eles cometeram vêm à tona, e as pessoas são responsáveis pelos seus atos, pelo seu legado. Lula não tem nada a ver com isso. Até fomos surpreendidos pela rapidez que o TSE julgou o registro de sua candidatura.

Dallagnol teve o registro de candidatura indeferido pelo TSE após a Corte entender que ele pediu exoneração do cargo de procurador do Ministério Público para escapar de julgamento no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com objetivo de burlar a Lei da Ficha Limpa e concorrer às eleições de 2022. Dessa forma, o entendimento dos magistrados foi de que o ex-procurador da Lava Jato frustrou a aplicação da lei.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp