Política

Lídice da Mata solta o verbo contra cargo de primeira-dama e abre debate sensível sobre indicações

Foto: Joilson César/BNews/Arquivo
Lídice da Mata classificou o cargo de primeira-dama como machista e ultrapassado  |   Bnews - Divulgação Foto: Joilson César/BNews/Arquivo

Publicado em 18/03/2023, às 13h03   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Deputada federal eleita pelo PSB na Bahia, Lídice da Mata abriu a caixa de ferramentas e soltou o verbo contra dois temas polêmicos durante entrevista à Rádio Metrópole: o cargo de primeira-dama e as indicações políticas para cargos como o dos tribunais de contas.

Para Lídice da Mata, o cargo de primeira-dama precisa ser extinto porque é uma função machista e ultrapassada. Ela citou o caso da renúncia da cientista social Irina Karamanos, namorada do presidente do Chile, Gabriel Boric. Logo depois, o cargo foi extinto no país sul-americano.

"Eu defendo, como feminista, que deveria acabar com esse negócio de primeira-dama. Eu não vejo nenhum sentido, no século 21, nós mantermos uma mulher fazendo trabalho voluntário quando, eventualmente, ela tem uma profissão, trabalha e recebe dentro disso", iniciou Lídice.

"Por que a nossa primeira-dama atual [Tatiana Velloso], que é vice-reitora de uma universidade, vai ter que parar para fazer um trabalho voluntário no governo, deixar a sua profissao? Isso é o que nos temos que superar", disparou.

No caso dos tribunais de contas, ela pediu a extinção das indicações políticas. "Quantos ex-deputados que não exerceram nenhuma função pública, não foram prefeitos, não estiveram no executivo, hoje são conselheiros tanto do Tribunal de Conta dos Municípios, quanto do Estado e da União? Os tribunais, infelizmente, têm esse conteúdo político, não é um tribunal técnico, como em outros paises", disparou.

Recentemente, a ex-primeira-dama da Bahia, Aline Peixoto, foi escolhida para ser conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios após escolha dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp