Política

Aline Peixoto toma posse como conselheira do TCM em cerimônia simples

Imagem Aline Peixoto toma posse como conselheira do TCM em cerimônia simples
Ex-primeira-dama terá cargo vitalício com salário de R$ 41 mil  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/03/2023, às 14h03 - Atualizado às 14h09   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A ex-primeira-dama da Bahia, Aline Peixoto, tomou posse nesta quinta-feira (9) como nova conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Ela foi eleita na quarta-feira por 40 votos a 19 em votação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). 

A cerimônia ocorreu de forma simples na sede do TCM, no gabinete do presidente da corte de contas, conselheiro Plínio Carneiro Filho. No novo cago, a esposa do ex-governador Rui Costa terá cargo vitalício com estabilidade de até 75 anos e remuneração de 35.462,22 reais.

A indicação da mulher do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), causou polêmica desde o início. BNews foi o primeiro portal a confirmar que ela era a favorita. Tudo por conta da qualificação dela, que é enfermeira. Também houveram questionamentos da classe política sobre a influência política do marido na indicação. 

O presidente Plínio Carneiro numa saudação de boas-vindas à nova conselheira, disse "não ter dúvidas de que Aline Peixoto irá contribuir para o fortalecimento do TCM no cumprimento de seu dever constitucional de orientar e fiscalizar as administrações municipais, em busca de eficiência e melhores resultados para a população".

Após o resultado da eleição na ALBA, o governador Jerônimo Rodrigues publicou edição extra do Diário Oficial onde exonera Aline Peixoto da Secretaria de Saúde e a nomeia ao TCM.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp