Política

URGENTE! Aline Peixoto é aprovada como nova conselheira do TCM na Bahia

Divulgação/Secom
A enfermeira Aline Peixoto é mulher do ministro da Casa Civil  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Secom
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 08/03/2023, às 17h22 - Atualizado às 17h30


FacebookTwitterWhatsApp

A ex-primeira dama da Bahia, Aline Peixoto, foi aprovada como nova conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com 40 votos contra 19 do ex-deputado Tom Araújo e quatro votos nulos. A votação aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quarta-feira (8).

A indicação da mulher do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), causou polêmica desde o início. O BNews foi o primeiro portal a confirmar que ela era a favorita. Tudo por conta da qualificação dela, que é enfermeira. Também houveram questionamentos da classe política sobre a influência política do marido na indicação. 

Em fevereiro, o deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) qualificou de "imoral" a candidatura. Após a sabatina dela na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), contudo, ele votou no relatório que libera o nome de Aline para ser votado em plenário.

Quem também criticou a indicação foi o senador Jaques Wagner, do PT. "Eu acho que a indicação deveria recair sobre alguém da Casa [A Assembleia Legislativa]. Nada contra a pessoa física [de Aline Peixoto], eu só defendi um conceito. Não quero ficar discutindo isso porque eu não quero ficar parecendo que estou contra uma pessoa. Só defendi um procedimento. [Mas] se você me perguntar se eu sou a favor, não. Eu sou contra", declarou ao BNews, em fevereiro.

Durante a sabatina, Aline se defendeu das críticas: "Toda a minha trajetória de vida, toda minha experiencia como gestora pública, todo trabalho social que desenvolvo há décadas foi desconstruído. Tentaram apagar a minha história. Tenho orgulho do meu marido e da família que construímos e é ela que me dá forças para superar as injustiças".

O cargo vitalício dá estabilidade de até 75 anos e remuneração de 35.462,22 reais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp