Política

Lira 'ameaça' e PSB pode voltar ao bloco do presidente da Câmara

Lula Marques / Agência Brasil
Para o presidente Arthur Lira, o PSB estaria sendo usado pelo governo federal  |   Bnews - Divulgação Lula Marques / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 07/02/2024, às 08h38


FacebookTwitterWhatsApp

Após o Partido Socialista Brasileiro (PSB) iniciar um movimento para se desvincular de Arthur Lira (PP), alguns dos seus integrantes 'pisaram no freio'. A ligação que alguns parlamentares socialistas têm com Lira estão tentando fazer com que o partido desista da decisão de abandonar o bloco do presidente da Câmara dos Deputados. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Para algumas lideranças do bloco de Lira na 'Casa Baixa' esse movimento do PSB seria um 'ataque' patrocinado pela governo do presidente Lula (PT). Por conta disso, há um entendimento de que, caso a legenda mantenha essa decisão, poderia ocorrer algum tipo de retaliação. Inclusive, Lira teria dito a integrantes do PSB que o problema desse movimento seria 'o dia seguinte'.

Foi essa pressão que fez alguns socialistas intensificarem a pressão para que a sigla reveja a decisão. Alguns deles também teriam compartilhado o entedimento de que o movimento poderia ser um passo equivocado do partido.

Reunião com o Partido dos Trabalhadores

Várias reuniões estão marcadas para essa quarta-feira (7). O intuito seria definir o futuro do PSB na Câmara. Pela manhã, lideranças socialistas devem se reunir com a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann. A parlamentar, inclusive, teria pedido para que a legenda não tomasse nenhuma decisão sem ouvi-la. 

Isso porque a petista quer tentar reativar a articulação e fazer com que a sigla volte a integrar a Federação Brasil da Esperança (que reúne PV e PC do B). Hoje a federação possui 81 deputados federais e, com a chegada do PSB, o blovo passaria a ter 95 parlamentares. Isso faria com que o grupo da base do presidente Lula ficasse apenas com uma cadeira a menos que a bancada do PL.

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (6):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp