Política

Lista de presentes recebidos por Damares Alves é apagada de ministério

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
A lista teria sido apagada por uma servidora, que ainda não apontou o motivo da ação  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Publicado em 21/03/2023, às 11h55   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

No meio das investigações sobre o polêmico caso das joias sauditas trazidos para a Brasil de forma ilegal, uma nova situação vem à tona. Uma lista com todos os presentes recebidos por Damares Alves, enquanto ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi misteriosamente apagada do sistema.

O caso foi descoberto pelo jornal O Tempo, via Lei de Acesso à Informação (LAI). A lista teria sido apagada por uma servidora, que ainda não apontou o motivo da ação. Por conta disso, a mulher foi desligada do cargo e está submetida a uma investigação interna.

“Neste sentido, informo que o controle de presentes recebidos era feito em planilha de Excel, e que, no início do ano de 2023, os dados dessa planilha, que constava todos os registros dos recebidos pelas ministras Damares Alves e Cristiane Britto, foram excluídos por uma colaboradora que justificou acreditar que essas informações não seriam úteis ou necessárias”, disse o ministério, em nota.

Ainda de acordo com o Tempo, não foi possível identificar quais objetos foram recebidos por Damares, no entanto, os itens não estão sob posse da União e nem foram localizados no ministério.

A pasta também ressaltou que “foi solicitado o apoio na área de TI (tecnologia de informação) deste ministério, no sentido de recuperar as informações”, mas que “no entanto, não teve sucesso”. “Verificou-se que os recebidos, exceto alguns livros, não se encontravam neste gabinete na data em que a atual gestão assumiu”, completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp