Política

Livro ‘O Xadrez de Lula’ é lançado no próximo sábado (13), em Salvador

Divulgação
O livro traça um paralelo entre os princípios do xadrez e o caso jurídico envolvendo o ex-presidente petista  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/08/2022, às 18h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O livro “O Xadrez de Lula”, de autoria do advogado, enxadrista e escritor, Breno Valadares, será lançada no próximo dia 13 de agosto, entre as 18h e 21h30, na Casa Mar, Rio Vermelho, em Salvador. A obra é baseada no julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desde o início, foi rodeado de polêmicas e contestações. O caso do Triplex do Guarujá foi uma destas frentes acusatórias que levou o líder petista a prisão.

Lula foi solto em 8 de novembro de 2019, após 580 dias de reclusão. O ex-juiz Sérgio Moro, que o condenou, se tornou ministro da Justiça do governo atual, foi demitido, e assistiu ao desmonte dos processos julgados por ele. As anulações aconteceram em decorrência de sua condutada considerada suspeita pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e parcial pela Organização das Nações Unidas (ONU). A derrocada em avalanche do ex-juiz aconteceu por diversos fatores políticos e jurídicos.

Valadares explica que “através da ‘Proteção do Rei’, restaram evidentes os bens jurídicos de maior relevância que deveriam ser protegidos bem como o porquê do ex-juiz Sérgio Moro se desviar do seu papel para protagonizar o maior escândalo judicial de todos os tempos”.

A publicação contou com o prefácio do juiz Luciano Pifano Pontes, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. “Afirmo, com certeza, que além do enorme aprendizado que tive com este livro, com o conhecimento de novos princípios possíveis de aplicação em minha vida profissional, tive a honra de através dele poder chegar a uma conclusão inexorável: vencer independe do resultado.

"Vencer é a satisfação pela sua própria atuação, pelo seu empenho e pela sua dedicação extrema, por ter a certeza de que superou os seus limites. Quantas vezes não sentimos isso, ainda que o resultado tenha sido contrário ao nosso interesse? É o sentimento de dever ‘mais’ que cumprido. Isso é vencer”, escreveu o magistrado.

Para Luciano Pifano, o entendimento dos princípios e a adequação na respectiva vida profissional são capazes de abrir portas sólidas para qualquer pessoa. “É isso que o nosso amigo autor pretende passar. O caminho está descrito aqui. Não tenho dúvidas do sucesso e que venham os próximos volumes com os novos princípios, métodos e estratégias, com exemplos do cotidiano de uma carreira vencedora”.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp