Política

Lotes de produtos Ypê são suspensos pela Anvisa nesta segunda-feira (15); saiba quais

Divulgação
Consumidores que possuem esses lotes em casa devem evitar o uso até nova orientação da Anvisa  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rebeca Santos

por Rebeca Santos

Publicado em 15/06/2026, às 09h03



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (15) uma nova resolução que mantém a proibição de venda, distribuição e uso de lotes de produtos de limpeza da marca Ypê.

A medida vale para produtos fabricados pela Química Amparo antes de março e de abril de 2026. A decisão foi tomada depois que fiscais encontraram problemas nas práticas de fabricação da empresa.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Ela atinge os produtos a seguir:

  • Desinfetantes Bak Ypê e Pinho Ypê: todos os lotes que terminam com o número 1 e foram fabricados antes de 1º de março.
  • Lava-roupas líquidos e em pó das marcas Tixan e Ypê: todos os lotes que terminam com 1, fabricados antes de 1º de abril (incluindo versões como Combate Mau Odor, Antibac, Coco, Green, Power Act, Premium e outras).
  • Lava-louças Ypê: todos os lotes que terminam com 1, fabricados antes de 1º de março (versões Clear, Green, Toque Suave e Enzimas Ativas).

O que aconteceu?

Em maio, a Anvisa interditou duas linhas de produção na fábrica da empresa em Amparo (SP) após uma inspeção que encontrou irregularidades.

A empresa não estava cumprindo a norma RDC nº 47/2013, que define regras  para a fabricação de produtos de limpeza.

Depois que a Ypê corrigiu os problemas, a agência fez uma nova inspeção no final de maio e liberou a produção. Os produtos fabricados antes das correções continuam suspensos até que a Anvisa analise os documentos enviados pela empresa.

A resolução justifica a manutenção da suspensão por causa do descumprimento das boas práticas de fabricação, constatado na inspeção realizada entre os dias 27 e 30 de abril de 2026.

Consumidores que possuem esses lotes em casa devem evitar o uso até nova orientação da Anvisa. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)