Política

Luiz Caetano confirma estratégia do governo Jerônimo Rodrigues para 2024; confira

Lula Bonfim / BNews
Articulador político do governo confirma estratégia de manter a base unificada em todos os municípios  |   Bnews - Divulgação Lula Bonfim / BNews
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 15/06/2023, às 07h00


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual Luiz Caetano (PT), das Relações Institucionais, confirmou nesta terça-feira (13) ao BNews a estratégia escolhida pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para a disputa das eleições municipais em 2024.

De acordo com Caetano, a frente política que dá sustentação ao governo estadual busca ter apenas um candidato em cada município baiano no próximo ano. A ideia é que todos os partidos que integram a base aliada fechem acordo para apoiar um só nome para cada uma das 417 prefeituras do estado.

“O PT vai apresentar pré-candidato em diversas cidades, como o PSD vai apresentar, como outros partidos da base vão apresentar: o PSB, o PCdoB, o PV, o Avante, o Solidariedade. Todos eles são partidos da nossa base. Então cada um apresenta, mas a ideia central nossa é unificar em torno daquele candidato que tiver maior musculatura, estiver mais encorpado, que conseguir unir mais a frente política e, consequentemente, a gente ganhar as eleições”, disse Caetano.


“Nós não vamos nos dispersar. Nesta eleição, vamos fazer de tudo para estar unido em todos os municípios. Vamos buscar ter um candidato único da base em cada cidade da Bahia”, garantiu o articulador político do governo.

Questionado sobre a possibilidade do governo do estado apoiar a reeleição da prefeita Suzana Ramos (PSDB), de Juazeiro, como parte das negociações entre a administração estadual e os tucanos baianos, Caetano disse que ainda não houve conversas nesse sentido, mas afirmou que quem não apoiou Jerônimo em 2022 teria que passar por uma avaliação maior caso queira ser apoiado pelo grupo em 2024.

“Em qualquer município, não só em Juazeiro, o prefeito que não nos apoiou no primeiro e no segundo turno na eleição passada, se o prefeito quiser vir para base, passa por uma discussão com o nosso pessoal da cidade. Passa por uma avaliação. Cada caso é um caso. Por enquanto, não tem nenhum pedido de conversar com a prefeita de Juazeiro, mesmo porque nós temos em Juazeiro um forte time político, com diversos ex-prefeitos que estão na base do governo”, disse o secretário estadual.

Em Juazeiro, a base governista vive uma intensa disputa pela candidatura em 2024. Além da prefeita Suzana Ramos, nomes como o vice-prefeito Leonardo Bandeira (PSB), o ex-prefeito Isaac Carvalho (PT) e os deputados estaduais Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV) são alguns dos nomes que concorrem ao posto de representante do grupo em 2024. A decisão deve ser tomada em conversas diretas com Jerônimo.

“O governador ainda não sentou coletivamente com as lideranças de Juazeiro, da nossa base, dos diversos partidos da frente política, para definir a estratégia nossa para as eleições de 2024. Vamos fazer isso, mas qualquer coisa que esteja fora desse eixo precisa primeiro ser discutido com o nosso povo lá em Juazeiro e, consequentemente, o nosso governador tomar uma decisão”, concluiu Caetano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp