Política

Lula ainda guarda mágoa de Dias Toffoli; saiba motivo

Ricardo Stuckert / PR e Rosinei Coutinho / STF
A decisão de Toffoli de anular provas da Lava Jato seria mais um aceno feito na direção de Lula  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR e Rosinei Coutinho / STF

Publicado em 07/09/2023, às 16h00   Cadastrado por Edvaldo Sales



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda guarda mágoa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli. As informações são da colunista Roseann Kennedy, do Estadão.

Segundo o jornal, amigos dos dois afirmam que Lula ainda está magoado com Toffoli, “mas não se trata de uma mágoa política, mas, sim, pessoal, uma vez que Lula o considerava como um filho”.

Ainda segundo a colunista, Toffoli se arrependeu de ter impedido o petista, então preso em Curitiba, de ir ao velório de seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, em 2019. O petista já estava inconformado com o fato de Toffoli ter condenado o ex-presidente do PT José Genoíno, em 2012, no caso do mensalão.

A decisão do ministro de anular provas da Lava Jato obtidas a partir do acordo de leniência com a Odebrecht seria mais um aceno feito na direção do presidente. Na decisão, Toffoli comparou a prisão de Lula a uma “armação” e a “um dos maiores erros judiciários da história do País”.

Lula considerou a decisão “exemplar”, mas, conforme o jornal, ainda assim não esqueceu completamente o passado, nem os afagos do antigo aliado a Jair Bolsonaro.

Toffoli já disse que se arrependeu de ter condenado Genoíno e pediu perdão ao presidente. Lula, contudo, disse a amigos que “foi por causa daquela condenação dele que o Genoíno não está aqui”.

À coluna, um ministro disse que Lula e Toffoli estão “em processo de reaproximação” há algum tempo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp