Política
por Héber Araújo
Publicado em 09/10/2025, às 20h39
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou, nesta quinta-feira (9), a Petrobrás e voltou a criticar o desmonte da estatal, promovido pela gestão de Jair Bolsonaro (PL). A declaração do presidente aconteceu no recôncavo baiano, onde também anunciou mais investimentos para a empresa.
“Quando não conseguiram privatizar a Petrobras, eles foram desmontando pedaços e vendendo pedaços, sobre o argumento de que a Petrobras era deficitária, sobre o argumento de que o petróleo ia acabar. Eu estou convencido que a Petrobras ainda não deu tudo que ela tem que dar ao povo brasileiro”, disse.
Lula continuou com as críticas, afirmando que voltou a presidência com o objetivo de reconstruir tudo que havia sido destruído “por eles”.
“Não tinha mais Ministério da Cultura. Não tinha mais Ministério do Trabalho. Não tinha mais Ministério dos Direitos Humanos. Não tinha mais Ministério da Igualdade Racial. Não tinha Ministério da Mulher. Ou seja, eles foram desmontando o governo a pretexto de que eles eram sérios”, completou.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
Segundo Lula, os investimentos, anunciados nesta data, são parte da retomada da estatal, mas também da expansão. O governo federal está investindo cerca de R$2,6 bilhões, com previsão de criação de 5,4 mil postos de emprego, somente na Bahia.
Os investimentos ainda vão contemplar o setor naval, visto que o montante ainda prevê a contratação de seis novas embarcações do tipo Oil Spill Response Vessel (ORSV). As embarcações são especializadas em atividades de controle de vazamentos em alto-mar.
“Há cerca de dez anos o setor naval na Bahia foi deixado de lado, causando perda de empregos e queda de arrecadação para o estado. Estamos retomando investimentos que não deveriam ter sido abandonados e assim viabilizando projetos importantes para a Petrobras”, disse a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto
Café perfeito