Política

Lula aponta para “sacanagens” na privatização da Eletrobras e na montagem de conselho da Petrobras

Joilson César /BNews
O presidente marcou presença em uma Plenária Estadual do PPA, realizado em Salvador  |   Bnews - Divulgação Joilson César /BNews

Publicado em 11/05/2023, às 12h49   Daniela Pereira e Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente, na manhã desta quinta-feira (11), na Arena Fonte Nova, em Salvador, para participar da Plenária Estadual do PPA. Em seu pronunciamento, o petista não poupou críticas à privatização da Eletrobras, e a perda de poder do governo federal para indicar um membro ao conselho da Petrobras

“[Privatizaram a Eletrobras] me parece que por 36 milhões de reais. pra que que o governo anterior queria o dinheiro? Queria o dinheiro para levar para o tesouro e para pagar o juro da dívida interna dele. Ou seja, vendeu uma estatal para pagar juros. Hoje não temos estatal e ainda estamos devendo muito”, disparou Lula. 

“Veja a sacanagem: o governo tem 43% das ações da Petrobras. Mas no conselho só tem direito a um voto. Os nossos 40 valem 1. Quem tem 3% tem o mesmo direito do governo. Então nós entramos na justiça para que o governo tenha a quantidade de votos de acordo com a quantidade de ações que ele tem”, emendou o presidente.

“A segunda sacanagem é a seguinte: se o governo quiser compra de volta a Eletrobras, e tiver um cara qualquer que ofereceu 30 milhões, está na lei que o governo brasileiro para comprar tem que  pagar três vezes a oferta que foi feita pelo setor privado. É a sacanagem para tentar evitar que o governo possa ser responsável por cuidar da energia que o povo tanto precisa”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp