Política

Lula blinda pasta de Rui Costa em MP da reorganização da Esplanada dos Ministérios

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Para manter os poderes da pasta comandada por Rui, o governo precisou promover um “desmonte” da pasta do Meio Ambiente  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 24/05/2023, às 12h55



O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se articulou para evitar derrotas em áreas consideradas prioritárias para o petista na Medida Provisória da reorganização da Esplanada dos Ministérios.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o governo Lula cedeu à pressão do centrão, especialmente da bancada ruralista, para que o ministério da Casa Civil, comandada por Rui Costa, não perdesse poderes. A pasta é responsável pela execução dos projetos mais importantes para o presidente.

A retirada de poderes do ex-governador da Bahia foi discutida por líderes do Congresso em meio a insatisfações com a maneira que Rui vem comandando a articulação política do governo. Ele vem adotando um perfil mais técnico à frente da pasta, ao invés de também negociar com parlamentares.

Por outro lado, o novo formato da Esplanada tira poderes do ministério do Meio Ambiente, comandado por Marina Silva. A pasta foi esvaziada após algumas atribuições serem transferidas para outros ministérios.

Não demorou muito para Marina começar a dar sinais ao Palácio do Planalto de que está insatisfeita com a perda de poderes. Em entrevista na última terça-feira (23), ela detonou as medidas. “Qualquer tentativa de desmontar o sistema ambiental brasileiro é um desserviço”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp