Política

Lula coloca pela primeira vez reeleição em dúvida; saiba detalhes

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Lula menciona que, se estiver em boa saúde, poderá considerar a candidatura, mas não é sua prioridade no momento  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 14/02/2025, às 10h40 - Atualizado às 10h41   Yuri Pastori



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou pela primeira vez em dúvida, nesta sexta-feira (14), a sua candidatura à reeleição. A idade e o estado de saúde foram motivos elencados pelo petista para uma possível desistência de concorrer as eleições de 2026. Segundo o portal Uol, Lula não vê como prioridade o pleito de 2026, pelo menos, nesse momento.

"Eu tenho 79 anos, eu comigo mesmo tenho que ter consciência, não posso mentir para ninguém e muito menos para mim, sabe? Se eu tiver com 100%, se eu tiver com a energia de saúde que eu tenho hoje [vou me candidatar]", disse em entrevista a rádio Clube do Pará.

"Se eu estiver legal e achar que eu posso ser candidato... mas não é a minha prioridade agora. Eu quero governar 2025", continuou. Durante a primeira reunião ministerial do ano de 2025, Lula tinha declarado que "2026 já começou". 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews
"2026 já começou. Se não por nós, [...] pelos adversários, a eleição do ano que vem já começou. Só ver o que vocês assistem na internet para ver que já estão em campanha. A antecipação de campanha para nós é trabalhar, trabalhar, trabalhar e entregar o que o povo precisa", afirmou na ocasião.

Ministros e aliados do governo têm defendido a candidatura de Lula à reeleição. No entanto, o presidente enfrenta, no momento, o menor índice de aprovação do seu governo e dificuldades para articulação no Congresso Nacional.

Clique aqui, inscreva-se em nosso canal no Youtube e acompanhe a transmissão BNews Folia 2025!

Assista ao programa Radar Bnews da última quinta-feira (13):

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)