Política
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu à primeira-dama Janja da Silva, o mais alto grau da Ordem de Rio Branco, condecoração dada pelo governo do Brasil para “distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção”. A homenagem consta na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial da União.
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp
Lula e Janja são casados desde de maio de 2022. Ela vem causando incômodo no Palácio do Planalto por ser uma conselheira influente do presidente desde o início do governo.
Além de Janja, a honraria também será concedida para a segunda-dama Lu Alckmin, casada com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e às ministras Margareth Menezes (Cultura), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Aparecida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e da governadora Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte.
Lula ainda concederá a honraria para alguns ministros, militares, o governador Jader Barbalho Filho (MDB), do Pará, o presidente da Petrobras, Jean Prates, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, e o líder indígena Raoni.
Criada em 1963, a Ordem de Rio Branco homenageia o patrono da diplomacia brasileira e está dividida em cinco graus: Grã-Cruz (a mais alta), Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma medalha anexa. Por ser o presidente da República, Lula é o Grão-Mestre da Ordem de Rio Branco.
Classificação Indicativa: Livre
Qualidade JBL
Bom e Barato
Top dos Tops
Tela dobrável
Baixou o preço