Política

Lula convoca base para destravar pautas na Câmara; entenda

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Após a entrega da Caixa ao Centrão, Lula quer que aliados se movimentem para garantir aprovação de lei e projetos  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 31/10/2023, às 07h05 - Atualizado às 07h20


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Lula (PT) convocou seus aliados na Câmara dos Deputados para tentarem destravar as pautas econômicas do governo no Congresso Nacional. A ideia do governo, após ter entregue a Caixa ao Centrão, é conciliar as demandas, costurar apoios e garantir a aprovação de leis e projetos até o fim do ano. Essa reunião deve ser realizada no Palácio do Planalto, ainda nessa terça-feira (31).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Apesar disso, alguns parlamentares continuam insatisfeitos com o atraso nos pagamentos das emendas e com a demora na liberação de outros cargos no governo. Este é o caso, por exemplo, do cargo de presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que está em disputa pelo PSD e pelo Republicanos. Vale lembrar que essa situação pode acarretar no atraso de projetos nas comissões da 'Casa Baixa'.

Este é o caso, por exemplo, das pautas econômicas que são do interesse do governo, como os projetos orçamentários que já deveriam ter sido apreciados na Câmara. Se esse cenário persistir, a principal afetada será a Comissão Mista de Orçamento (CMO). A CMO é a responsável, entre outras, por analisar e votar o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Todas elas devem ter sua votação finalizada até o início de dezembro.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (30):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp