Política

Lula critica Conselho de Segurança da ONU: “não representa nada”

Reprodução/X/@lulaoficial/@ricardostuckert
Presidente Lula criticou o Conselho de Segurança da ONU e pediu mudanças no colegiado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/X/@lulaoficial/@ricardostuckert

Publicado em 23/02/2024, às 20h51   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não isentou de críticas o Conselho de Segurança das Nações Unidas na noite desta sexta-feira (23), durante discurso em evento no Rio de Janeiro, afirmando que o colegiado “não faz paz em nada”.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Nós andamos brigando muito para que a gente tenha uma reforma no Conselho de Segurança da ONU para que ele possa representar um mundo no século 21 e não representar o mundo de 1945, 1946, 1947 e 1948. O Conselho de Segurança da ONU, hoje, não representa nada, não toma decisão para nada e não faz paz em nada”, afirmou Lula. 

A declaração de Lula vem após o veto dos Estados Unidos na proposta de resolução que propunha um cessar-fogo humanitário imediato na guerra de Israel contra o Hamas, o terceiro voto em sentido contrário do governo americano.

Durante o discurso, o presidente Lula reafirmou que a ação do Exército de Israel na Faixa de Gaza é um genocídio e voltou a defender a criação do estado palestino.

Da mesma forma que eu disse quando estava preso que não aceitava acordo para sair da cadeia porque eu não trocava a minha dignidade pela minha liberdade, quero dizer para vocês: eu não troco minha dignidade pela falsidade”, afirmou o presidente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp