Política

Lula critica Lava Jato e diz que operação tentou desmoralizar Petrobras

Ricardo Stuckert / PR
Antigo Comperj está localizado em Itaboraí e teve a construção paralisada em meio às investigações da Lava Jato  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 13/09/2024, às 16h51   Redação



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ao Rio de Janeiro inaugurar, nesta sexta-feira, (13) o Complexo de Energias Boaventura, o antigo Comperj, da Petrobras, após 16 anos do início das obras. O polo está localizado em Itaboraí e teve a construção paralisada em meio às investigações da Lava Jato, que denunciou desvios bilionários na obra.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Durante a cerimônia, o chefe do Executivo falou em reparação e criticou a operação, que prendeu diretores da estatal e membros do alto escalão dos governos petistas.

“Esse ato de hoje é, na verdade, uma reparação ao que muita gente honesta, trabalhadora, sofreu dentro da Petrobras com as denúncias da Lava Jato”, afirmou o presidente. Lula classificou a investigação como uma tentativa de “desmoralizar a Petrobras”.

“Eu sempre digo que se você quiser prender um corrupto, você prenda. Se quiser dizer que uma empresa roubou, quem roubou não foram os trabalhadores, foi algum corrupto ou corruptor. Então, você pega ele e pune, mas deixa a empresa produzir, gerar emprego, gerar salário, gerar renda. Mas a tentativa não era prender corrupto, a tentativa era desmoralizar a Petrobras aos olhos da sociedade brasileira para depois falar: ‘vamos vender'”, discursou o petista.

Lula também criticou a privatização de empresas públicas, a exemplo da Vale e da Eletrobras. “Eu fico me perguntando, cadê a bondade dessa empresa privatizada? O que ela trouxe de verdade, de lucro, para o país? O que a Vale tem produzido de novo? Nada”, avaliou o presidente.

O antigo Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) foi anunciado em 2006 e deveria ter sido concluído em 2012, mas teve as obras interrompidas por suspeita de corrupção, em meio às investigações da Operação Lava Jato.

Agora, o complexo da Petrobras foi rebatizado e está apto para iniciar as operações de processamento de gás natural. O polo compõe o Projeto Integrado Rota 3, que receberá gás do pré-sal da Bacia de Santos por meio do gasoduto Rota 3, que também teve a operação iniciada.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)