Política

Lula dá “prensa” em ministros após vazamento de reunião com Janja

Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Rui Costa, apontado como responsável pelo vazamento, nega envolvimento e mantém silêncio sobre as acusações feitas por Lula.  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Publicado em 15/05/2025, às 13h37 - Atualizado às 17h03   Cadastrado por Daniel Serrano



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez questão de demonstrar o seu descontentamento com o vazamento que que ele e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, tiveram com o dirigente da China, Xi Jinping. Na oportunidade, Janja teria comentado sobre os malefícios da rede social de origem chinesa TikTok. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, no jornal Folha de São Paulo.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

De acordo com a publicação, durante a viagem de volta, Lula decidiu dar "uma prensa geral" aos seus ministros. O presidente classificou o vazamento contra Janja como "muito grave" e que achava "inadmissível que pessoas escolhidas a dedo por mim para ir ao jantar quebrem a minha confiança atacando a minha mulher". "É uma deslealdade", emendou Lula.

Lula também teria dito que os ataques a Janja o atingem diretamente e que um episódio como esse, em que alguém de sua total confiança ataca Janja, nunca poderia acontecer.

Ainda segundo a colunista, o presidente não citou nominalmente nenhum ministro como suspeito por ter vazado o conteúdo da reunião. Dos onze ministros que viajaram com Lula, cinco estavam no jantar oferecido por Xi Jinping: Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Padilha (Saúde), Simone Tebet (Planejamento), Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Rui Costa (Casa Civil).

Após o desabafo de Lula, Padilha pegou o celular e mostrou que tinha recebido mensagens de jornalistas que apuraram o assunto, mas que não tinha respondido a nenhuma delas. Tebet disse que recebeu telefonemas, que não retornou. Mauro Vieira declarou não ter sido procurado pela imprensa. Fávaro admitiu ter conversado com um repórter, mas que o profissional já estava com a história apurada e disse que não colaborou com a reportagem.

Já Rui Costa ficou em silêncio. Apontado como o responsável pelo vazamento, o ministro da Casa Civil negou ter sido o responsável por ter vazado o episódio. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)