Política

Lula define cinco nomes para a transição no Ministério da Saúde; conheça perfis

Marcello Casal JrAgência Brasil Política
Nomes para a transição no Ministério da Saúde foram anunciados pelo senador e médico Humberto Costa  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal JrAgência Brasil Política

Publicado em 09/11/2022, às 06h43 - Atualizado às 06h43   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Quatro ex-ministros e um ex-secretário foram escolhidos pela equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para integrar o grupo técnico da Saúde.

O anúncio foi feito pelo senador Humberto Costa (PT-PE), um dos indicados para fazer parte da coordenação temática na fase de transição. Médico, Costa foi ministro da Saúde entre 2003 e 2005, durante o primeiro governo de Lula.

Também integram o grupo os médicos Alexandre Padilha, ministro da Saúde no primeiro governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), entre 2011 e 2014; José Gomes Temporão, ministro da Saúde no segundo mandato de Lula; Arthur Chioro, também ministro de Dilma entre 2014 e 2015 e David Uip, ex-secretário de Saúde em São Paulo durante o governo de Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito.

Coordenado por Alckmin, o gabinete de transição é formado por 31 grupos técnicos que vão debater temas como saúde, agricultura, assistência social, cultura, economia, educação, entre outros.

"Gostaria de agradecer ao presidente Lula pelo convite e pela confiança", disse Humberto Costa ao anunciar o grupo temático. "Junto com Temporão, Padilha, David Uip e Chioro, vamos trabalhar para garantir que a saúde no novo governo volte a ser prioridade".

Segundo o senador, a coordenação será colegiada e esta semana haverá reunião para discutir temas estratégicos.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, na lista de cotados para assumir o Ministério da Saúde no novo governo de Lula, David Uip é próximo de Alckmin e atualmente ocupa o cargo de secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do governo de São Paulo.

O  infectologista deixou o PSDB depois de 27 anos de militância em que se transformou na maior referência do partido na área. Ele disse que tomou a decisão por causa da "bolsonarização" da legenda.

Uip coordenou o Centro de Contingência contra a Covid-19 no governo de João Doria (SP), e liderou a resistência dos médicos no estado ao negacionismo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp