Política

Lula deve realizar reforma ministerial no começo de 2024; confira

Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula, no primeiro ano de mandato, só promoveu mudanças no Turismo e no GSI  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR
Davi Lemos

por Davi Lemos

davi.lemos@bnews.com.br

Publicado em 25/12/2023, às 10h53



O presidente Lula deve promover trocas e ajustes em sua equipe ministerial já no início de 2024; o ano coincide também com as eleições municipais, o que deve também favorecer às trocas no primeiro escalão. Lula já tinha avisado a interlocutores que substituiria algumas peças que julgasse necessárias.

Em 20 de dezembro, durante reunião com 38 ministros, cada um fez um balanço sobre 2023 e apontou os objetivos para 2024. Nos primeiros seis meses de mandato, Lula trocou somente um nome, o que surpreendeu aliados próximos ao petista, conforme indicou o site Metrópoles. A troca ocorreu no Gabinete de Segurança Institucional (GSI): em maio, saiu o general Gonçalves Dias e entrou o general Marco Antônio Amaro. Em julho, saiu Daniela Carneiro e entrou Celso Sabino no Ministério do Turismo, em articulação para atrair da bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Lula ainda precisa definir substitutos para Flávio Dino no Ministério da Justiça e para José Múcio, na Defesa. O petista ainda avalia desmembrar a Justiça da Segurança Pública; já Múcio informou que só deve permanecer até 8 de janeiro de 2024.

Alguns outros podem cair devido a processo de "fritura". É o caso da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. Partidos da base entendem que é uma pasta robusta para um partido que não tem peso grande no Congresso. Volta e meia os nomes de ministros de pastas mais políticas como Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil) são criticados devido às articulações falhas com o parlamento e também com outros ministros da Esplanada.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)
{# Os assets da galeria (unitegallery) sao injetados em bones/objects.py, somente quando o artigo tem galeria. #}