Política

Lula diz que exploração na Margem Equatorial pode acontecer; saiba mais

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Exploração na Bacia da Foz do Amazonas tem potencial para extração de petróleo e virá após pesquisas  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 11/09/2023, às 06h20 - Atualizado às 06h31   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

A exploração da Margem Equatorial voltou a ser tema de fala do presidente Lula (PT). O local abrange a Bacia da Foz do Amazonas e dependerá de resultado de pesquisas para quaisquer exploração de combustíveis fósseis na região.

O presidente da república foi questionado sobre o assunto em coletiva de imprensa em Nova Délhi, na Índia. Na ocasião, Lula estava participando da Cúpula do G20, onde defendeu a trasição energética.

De acordo com o petista, não há motivos para haver proibições sobre pesquisas na região. O local em potencial de exploração vai do litoral do Amapá até o Rio Grande do Norte e, segundo a Petrobras, pode render até 14 bilhões de barris de petróleo.

"Se encontrar a riqueza que se pressupõe que exista lá, aí é uma decisão de Estado se você vai explorar ou não. Mas veja, é uma exploração a 575 quilômetros à margem do Amazonas. Não é uma coisa que está vizinha do Amazonas", pontuou Lula.

O chefe do executivo federal ainda informou que Brasil fará o que entender ser de interesse soberano do país. Ainda segundo ele, é necessário encontrar novos materiais para o desenvolvimento.

"Não foi pesquisado ainda. É impossível saber antes de pesquisar. Você pode pesquisar, descobrir que tem muita coisa, aí vai se discutir como fazer a exploração daquilo", finalizou Lula.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (8):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp