Política

Lula está sem pressa para definição, mas PGR se articula; saiba mais

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
O mandado de Augusto Aras na PGR termina no próximo mês  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 09/08/2023, às 11h28


FacebookTwitterWhatsApp

No dia 26 do próximo mês, o mandato de Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República se encerra, mas até o momento o presidente Lula (PT) não apontou quem seria o indicado para a vaga. Diante da morosidade do mandatário, a própria PGR já tem se articulado para não deixar o cargo vazio.

Segundo informações do o Globo, o Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) vai eleger no dia 5 de setembro o próximo vice-presidente do órgão, função que tem como uma das principais atribuições assumir interinamente a chefia da Procuradoria-Geral da República (PGR) em caso de vacância do posto.

A recondução de Augusto Aras para a PGR é bem vista por uma ala do PT, no entanto Lula já ressaltou que vai escolher o próximo procurador-geral da República "no tempo certo, na hora certa" e que vai "conversar com muita gente".

Durante live, o presidente afirmou ainda que fará um "pente-fino" para "não cometer um erro", porque não quer escolher alguém que "faça denúncia falsa".

Caso a indicação de Lula não seja feita antes do término do mandato de Aras, o vice-presidente do CSMPF assumirá o comando, como prevê uma regra prevista no artigo 27 da Lei Orgânica do Ministério Público da União, a Lei complementar 75/1993.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp