Política

Lula fala sobre chances de advogado que o defendeu na Lava Jato ser indicado ao STF

Reprodução/TV
O petista tem o direito indicar ao menos dois novos ministros da Corte  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 02/03/2023, às 20h24



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou a indicação de ao menos dois novos ministros ao Supremo Tribunal Federal (STF) neste ano. Entre possíveis indicados esta Cristiano Zanin Martins, advogado que defendeu o petista em processos da operação Lava Jato.

Em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, da BandNews, concedida nesta quinta-feira (2), Lula garantiu que vai consultar “muita gente” antes de fazer a escolha, mas que, se ele indicasse Zanin, “todo mundo compreenderia”.

“Hoje, se eu indicasse o Zanin, todo mundo compreenderia que ele merecia ser indicado. Tecnicamente ele cresceu de forma extraordinária. É meu amigo, meu companheiro, como outros são meus companheiros”, afirmou Lula.

“Eu posso escolher três, possivelmente dois, depende se houver uma antecipação de aposentadoria. Sempre pode acontecer. Mas o critério será o mesmo. Primeiro: notório saber jurídico, porque a escolha não é para mim. É para a nação. O cara tem que ser cumpridor da Constituição”, acrescentou.

Lula ainda classificou Zanin como “amigo e companheiro”, porém negou a possibilidade de se beneficiar da proximidade caso o advogado chegue ao STF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp