Política
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de Oscar Schmidt, considerado lenda do esporte e maior jogador de basquete do Brasil. Através do X nesta sexta-feira (17), o petista afirmou que o ex-atleta foi “exemplo de obstinação, talento e de amor à camisa da Seleção”.
“Oscar Schmidt, o ‘Mão Santa’, foi o maior ídolo da história do basquete brasileiro e um dos maiores cestinhas da modalidade. Exemplo de obstinação, talento e de amor à camisa da Seleção”, disse o presidente na plataforma.
Em seu pronunciamento, Lula relembrou ainda a final dos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis. Para o mandatário, Oscar protagonizou o momento mais simbólico da competição ao vencer os Estados Unidos (EUA).
“Pela seleção, o momento mais simbólico ocorreu na final dos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis, quando conduziu o Brasil na vitória por 120 x 115 sobre os Estados Unidos, a primeira derrota dos norte-americanos em casa na história da competição. Oscar também conquistou o bronze no Mundial de 1978, disputado nas Filipinas”, destacou.
Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira (17) aos 68 anos. O ex-atleta passou mal em casa e precisou ser encaminhado às pressas ao hospital, mas não resistiu. Oscar lutou por mais de 15 anos contra um tumor cerebral.
Oscar Schmidt, o "Mão Santa", foi o maior ídolo da história do basquete brasileiro e um dos maiores cestinhas da modalidade. Exemplo de obstinação, talento e de amor à camisa da Seleção.
— Lula (@LulaOficial) April 17, 2026
Ao longo de décadas, uniu o país em torno das quadras, com arremessos inesquecíveis e…
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato