Política

Lula lamenta morte de ex-presidente do Chile

Ricardo Stuckert / PR
Ex-presidente morreu nesta terça-feira (6)  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 06/02/2024, às 19h13   Cadastrado por Edvaldo Sales



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, vítima de um acidente de helicóptero na localidade de Lago Ranco, nesta terça-feira (6).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Em uma publicação no X (antigo Twitter), o petista afirmou que sempre teve um bom diálogo com o ex-presidente. Lula declarou ainda que trabalhou ao lado de Piñera para fortalecer a relação de Brasil e Chile.

Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda”, escreveu Lula. 

O governo brasileiro também lamentou a morte do ex-presidente. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que recebeu com profunda consternação a notícia do falecimento de Sebastián Piñera. 

Em seus dois mandatos, foi um amigo do Brasil e trabalhou de modo contínuo pela intensificação das relações bilaterais. O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Piñera e ao governo e povo chileno os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pela irreparável perda”.

Tragédia

A aeronave em que Sebastián Piñera estava caiu por más condições climáticas, com chuva e ventos fortes. A queda do helicóptero ocorreu em um rio em Lago Ranco logo nos primeiros minutos de voo.

O helicóptero era particular e estaria sendo pilotado por Piñera no momento da queda. Além do ex-presidente chileno, também estariam a bordo mais três pessoas, entre elas uma irmã dele. Segundo o jornal La Tercera, os três passageiros foram encontrados por socorristas e a aeronave ficou a 40 metros de profundidade.

A agência nacional de desastres do Chile confirmou que ocorreu um acidente de helicóptero em Lago Ranco. O órgão não cita o nome das pessoas que estavam no local, mas diz que uma pessoa morreu e três ficaram feridas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp