Política

Lula lidera com folga em pesquisa sobre corrida presidencial de 2026; veja números

Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas é nome mais forte na oposição para concorrer com Lula  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 13/10/2023, às 12h01 - Atualizado às 12h39


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Lula (PT) aparece liderando com certa folga a corrida presidencial para 2026. De acordo com um levantamento da Paraná Pesquisas feito entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, o presidente tem 36,6% e 37,7% dos votos nos cenários pesquisados. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (13).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Com todos os principais nomes cotados até agora na concorrência, Lula aparece com 36,6% das intenções de voto. Nesse cenário, quem aparece mais perto dele é o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 12,7% das intenções de voto. Atrás deles aparecem Simone Tebet (MDB), Sergio Moro (UB), Ciro Gomes (PDT) e Romeu Zema (Novo).

Apesar disso ainda existem diversas variáveis que precisam ser consideradas para definir como será a futura disputa presidencial. Entre elas, por exemplo, está o fato de saber se Lula será mesmo candidato e a situação econômica e social do Brasil no período. Outras coisas que podem interferir na disputa seria o cenário internacional.

Esse seria o caso de, por exemplo, uma eventual nova vitória da direita com Donald Trump, nos Estados Unidos da América (EUA), e de Javier Milei, na Argentina. Outra questão que deve ser observado é também o fator Centrão, já que há a possibilidade das legendas tentarem construir uma candidatura única de oposição. Essa pesquisa feita pela Paraná Pesquisas ouviu 2.020 pessoas em 162 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (11):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp