Política

Lula no PL? Polícia Federal abre inquérito para apurar indícios de filiação fraudulenta

Marcelo Camargo | Agência Brasil
De acordo com o sistema da Corte, Lula está filiado ao PL desde 15 de julho de 2023  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo | Agência Brasil
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 12/01/2024, às 15h29 - Atualizado às 15h41


FacebookTwitterWhatsApp

Um inquérito foi aberto pela Polícia Federal (PF) para investigar uma falsa filiação do presidente Luiz inácio Lula da Silva (PT) ao Partido Liberal (PL), atual sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A investigação foi instaurada na manhã desta sexta-feira (12), onde ficará em sigilo e a cargo da Diretoria de Crimes Cibernéticos da PF (DCiber), na sede da Polícia Federal, em Brasília.

Os investigadores querem saber se houve fraude no sistema de filiação ou se alguém, por conta própria e com documentação falsa, realizou o registro fraudulento sem assinatura do presidente.

De acordo com o sistema da Corte, Lula está filiado ao PL desde 15 de julho de 2023. Na certidão com o histórico partidário, a filiação do presidente ao PT de São Bernardo do Campo, datada de 1981, aparece com a situação de “desfiliado”.

Por meio de nota, o TSE disse que “há claros indícios de falsidade ideológica” e que anulou a alteração de partido. Também requisitou à PF a “instauração de inquérito policial”. 

As medidas foram tomadas pelo presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, que também cancelou o cadastro usado para fazer a inserção de Lula ao PL.

Segundo o TSE, a senha usada para formalizar a filiação do presidente da República é de Daniela Leite Aguiar, advogada do PL.

A Corte descarta ter havido ataque ao sistema ou falha em programação, e disse que o Filia funcionou normalmente. “O que ocorreu foi o uso de credenciais válidas para o registro de uma nova filiação falsa”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp