Política

Lula promove volta que profissional que havia sido demitido por Michel Temer; veja quem

Ricardo Stuckert/PT
Nomeação de profissional que havia trabalhado nos governos Lula e Dilma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU)  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PT

Publicado em 18/01/2023, às 14h56   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Lula (PT) promovou a volta de um profissional que havia trabalhado nas gestões do petista e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), mas que havia sido demitido por Michel Temer.

A nomeação dele foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18), para o cargo de assistente do gabinete pessoal de Lula e foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador da Bahia.

José da Silva Catalão, de acordo com o UOL, era íntimo do presidente Lula durante o segundo mandato dele no Planalto. No entanto, ele também serviu Dilma Rousseff (PT), mas a relação com a ex-presidente era mais formal.

Com Lula, de acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo, ele escondia o dedo mindinho da mão esquerda, uma brincadeira para imitar o petista, quando servia o presidente. Lula ria e sempre soltava um palavrão, conforme a Folha.

Já com Dilma, a relação era mais formal e ele era alvo das broncas da então presidente - foi repreendido quando ela deu falta de um queijo que guardava em sua geladeira particular. Ao deixar o Planalto, no entanto, a petista lamentou não poder levar Catalão junto.

Antes de chegar ao Planalto, ele era oficial do Exército. Contudo, ele foi demitido em maio de 2016 pela equipe do então presidente interino, Michel Temer. Na época, Catalão não era concursado, mas ganhava R$ 3.870.

Na oportunidade, Catalão chegou a pedir para ser realocado para outra área do Palácio ao saber da demissão, mas não conseguiu convencer a equipe de Temer. Sobre ele, havia uma desconfiança de passar informações para a equipe de Dilma, afastada após abertura de processo de impeachment.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp